Relação incerta entre universitários e faculdades

Postado por Agatha Moreira em 05/jun/2020
thumb image

Sem categoria

Tivemos uma excelente conversa em que nosso chefe de pessoas e psicanalista, Jônatas Casséte, entrevistou João Bonomo, professor de graduação e pós graduação há 20 anos. Diante de várias problemáticas acerca do EAD, João Bonomo escolhe nos apresentar uma visão otimista, pautada na autonomia, responsabilidade e organização.

  • Como lidar com esse momento de incerteza na vida acadêmica

  • Vantagens e desvantagens das aulas a distância

  • Como melhorar responsabilidade e organização nos estudos

  • Papel da faculdade perante ao isolamento

  • Bônus

Percebemos uma severa inquietação dos alunos, tanto de faculdade públicas, como de privadas sobre o futuro na instituição, por isso, convidamos o Prof João Bonomo para uma Live, com intuito de esclarecer alguns pontos e até mesmo dar dicas de como lidar com as incertezas durante a quarentena.

Vale lembrar que o professor ressalva sempre estar falando de suas premissas e visões  pessoais, não toma como certezas suas posições.

Diante de tantas queixas e reclamações sobre o contexto atual, João Bonomo apresenta uma outra abordagem, escolhe transmitir uma visão fundamentalmente otimista, que, segundo comentários de nosso entrevistador, Jônatas, leva em conta o fato de que o ser humano se movimenta à partir de adversidades e que é diante de contextos de escassez que o desejo nasce. É o desejo que orienta a criatividade dos indivíduos no ato de inventar soluções, saídas e novas e melhores maneiras de se adaptar e encarar os diversos contextos da vida.

1- Como lidar com esse momento de incerteza na vida acadêmica

João Bonomo inicia dizendo que há vantagens e desvantagens nesse período e acredita que cada pessoa deve ser responsável por suas escolhas.

Ele enxerga o isolamento e as aulas à distância como uma oportunidade dos alunos terem autonomia para se organizarem quanto aos estudos, com flexibilidade de estudar a hora que quiserem e focar no que têm mais interesse, já que a maioria das aulas são gravadas, possibilitando assim, do aluno não ficar preso a determinado horário.

Em contrapartida, ele entende que nem todo mundo está acostumado com esse método virtual e tampouco tem estrutura para conseguir acompanhar tais aulas por falta de recurso.

2- Vantagens e desvantagens das aulas a distâncias

Bonomo, entende que as aulas presenciais são necessárias, porque muitos alunos estão acostumados com esse método e ressalta que é melhor tanto para o aluno quanto para o professor, porém acredita que é uma questão de adaptação para ambos e que a “chave pode girar” para essa tendência.

Ele acrescenta que o ensino virtual é apenas uma nova forma de aprender, pois o conteúdo a ser fornecido é o mesmo, ou seja, mesma qualidade e que não foi delegado por nenhuma instituição da qual ele dá aula, sobre alteração ou até mesmo facilitação do ensinamento.

Contudo, entende que a virada de chave encontra barreiras também nas dificuldades e na realidade sócio-econômica de grande parte da população brasileira. Muitos alunos não têm acesso a internet dentro de casa, outros têm apenas a internet móvel, essa que não atende as estruturas das aulas. 

Bonomo dá um exemplo sobre o aluno “colocar créditos no smartphone” e baixar um PDF de 20mb que vai acabar rapidamente com seus dados móveis e nem sempre ele vai poder ficar recarregando. Acredita que a reparação para essa situação virá de políticas públicas, oferecendo oportunidade de renda e infraestrutura para melhorar as condições dessas pessoas. Mas ressalta que, para quem tem oportunidade, é um ótimo momento para se organizar quanto aos estudos e usar o tempo da melhor forma possível.

3- Use o poder do pause

João acredita que, atualmente no Brasil, os universitários em geral não tem organização e maturidade para usar o poder de “pausar” as aulas, e que esse processo exige engajamento e tempo. Mas exemplifica que como a maioria das aulas são gravadas, o aluno pode acessar a hora que quiser e quando quiser realizar esse acesso. Agora ele tem a oportunidade de pausar o professor falando quando cansar ou não estiver focado, e, mais do que isso, tem a possibilidade de até mesmo voltar para aquilo que não entender. 

Ele afirma: “use o poder do pause” “aproveite a autonomia”.

4- Papel da faculdade perante ao isolamento

“Não podemos esquecer que quando a pessoa entra numa faculdade privada ela assina um termo de compra de pacotes educacionais e neste termo fala que o valor disso é X e será dividido em X vezes durante o semestre…as regras do jogos estão explícitas”, diz Bonomo.

 Porém, antes de começar o semestre as instituições se adequam para com os possíveis gastos futuros, conforme contrato e que o aluno pago pela carga horária e conteúdo.

Ele entende que o que foi acordado entre aluno/faculdade se referia às aulas presenciais, mas acrescenta que as instituições se adaptaram para continuar oferecendo o mesmo conteúdo e a mesma carga horária.

Nos diálogos finais de João com o entrevistador, conclui-se que é importante enxergar esse momento como uma oportunidade de autonomia e não de vitimismo, pois a posição de vítima e de queixa por si só é muito cômoda e só colabora para a manutenção da realidade. 

A mudança exige atos responsabilizados. Nunca esquecendo que existem pessoas que têm condições precárias para os aprendizados, mas, quem tem as condições, não está aproveitando da melhor maneira e é preciso saber fazer mais e melhor dos recursos atuais.

É um momento para dividir o conhecimento adquirido com quem não tem acesso e a mesma oportunidade de aprendizado.

Por fim é lembrado que não existem certezas nas reflexões e colocações, mas, sim pontos de vistas. Esses que podem sim serem mais positivos. 

5- Bônus 

Conforme o Prof João Bonomo, aproveite esse momento para estudar aquilo que gosta! E para te incentivar, vamos dar 15 dias de acesso gratuito no app 12min, um aplicativo de resumos de livros, que traz os conceitos-chave dos melhores best sellers de não-ficção em aproximadamente 12 minutos de áudio e texto. 

 

Ideal para priorizar leituras e também absorver conceitos gerais sobre temas que você se interessa, mas não gostaria de ler um livro inteiro sobre o assunto. O app conta com mais de 1000 títulos além de conteúdos originais em parceria com especialistas.