Por que existe rivalidade entre Atléticas?

Postado por Agatha Moreira em 05/abr/2018
thumb image

Gestão de Atléticas

As Atléticas são associações independentes de alunos que procuram promover a prática de esportes, competir em jogos universitários, participar de baterias, organizar festas e eventos, além de, muitas vezes, praticar ações para o bem-estar social, como mobilizar a doação de sangue e arrecadar fundos para instituições beneficentes.

Participar desses grupos tem muitas vantagens, como a possibilidade de conhecer novas pessoas, se integrar melhor com seu curso, praticar esportes, fazer networking, além da oportunidade de entender mais de responsabilidade, gestão e trabalho de equipe.

A história do surgimento dessas associações não é tão clara, mas as primeiras partidas registradas do esporte universitário no Brasil datam do ano de 1916, com jogos interestaduais entre universitários do Rio de Janeiro e São Paulo.

Mas, além dos jogos, festas e eventos, há ainda algo muito ligado à cultura das Atléticas: a rivalidade entre essas instituições. Você já deve ter ouvido falar das disputas acirradas e das músicas de provocação, não é mesmo?

Quer saber mais sobre essa rivalidade, qual é a sua origem e como funciona a interação entre as Atléticas? Continue a leitura que o post de hoje é sobre esse assunto!

Como nasce uma rivalidade?

Como as Atléticas surgem, principalmente, para estimular a prática de esportes, uma tradição importante é a disputa nos jogos universitários organizados pelas próprias associações.

Além da competição esportiva em si, que já levanta os ânimos e atiça o espírito competitivo dos participantes, há também a disputa entre as baterias, que levantam a galera com o batuque e cantos ensaiados para promover a Atlética e desmoralizar o oponente.

Algumas baterias mais estruturadas, inclusive, fazem shows em eventos e participam de competições, sendo uma disputa à parte dos jogos universitários.

As competições esportivas ainda assim são as protagonistas, mobilizando a paixão pelo esporte e a vontade de competir dos estudantes. Conheça alguns dos principais jogos universitários que mais mobilizam as Atléticas brasileiras:

  • Engenharíadas;
  • InterUSP
  • InterMED;
  • Jogos Jurídicos;
  • JUBs (Jogos Universitários Brasileiros);
  • JUCA.

Qual a influência dos campeonatos e torneios para a rivalidade?

Os jogos são os que mais atiçam essa rivalidade, afinal de contas, os jogos e a competição esportiva costumam ser os eventos mais esperados por quem ama o esporte e veste a camisa de sua Atlética.

É normal, durante as competições, cantos e provocações entre as Atléticas, normalmente fazendo brincadeiras com alguns atletas, características dos times e a reputação das universidades.

Mas tudo isso é levado na brincadeira, e costuma ficar só dentro do campo, servindo para dar um sabor a mais para as disputas. Até porque, logo depois das competições tem as festas, que são uns dos pontos altos dessas viagens e promovem uma integração ainda maior entre os alunos de diferentes estados e universidades.

Quando chega a hora de dançar, beber e curtir à noite, as rivalidades são deixadas lá no campo.

A rivalidade existe, mas é só durante as disputas

Apesar do clima de competição e das provocações nos encontros entre Atléticas e nos jogos, muitas se juntam para promover ações sociais, eventos e jogos.

A rivalidade saudável tem lugar apenas nas disputas e nas brincadeiras entre membros das instituições, que se juntam, muitas vezes, para promover campanhas de arrecadação para alguma causa ou ações em hospitais, lar dos idosos e outras instituições que precisem de ajuda. A integração então ocorre não só entre as Atléticas, mas alcança a sociedade como um todo.

Inclusive, há diversas Atléticas que se unem em grupos maiores para organizar os jogos, eventos, festas e decidir maiores detalhes das competições e ações promovidas. Um exemplo disso é a Liga das Atléticas Universitárias.

Muitas dessas ligas delimitam a participação por curso ou por região, e uma mesma Atlética pode participar de várias associações ao mesmo tempo. Há, inclusive, eventos periódicos dessas organizações.

O importante, nas reuniões dessas ligas, é a integração entre pessoas de diferentes universidades, que se unem para planejar e organizar os melhores eventos possíveis, criar estatutos e regras para as competições.

Como você pode ver, a rivalidade entre Atléticas é mais para dar um sabor às competições e a relação entre essas associações costuma ser mais do que amistosa, trazendo benefícios em integração e troca entre os universitários.

Quer saber mais?

Se você gostou deste conteúdo, continue a ler mais sobre o assunto! Acompanhe nosso blog e siga nossas páginas no Facebook, YouTube e Instagram.