Por dentro da Atlética: conheça os cargos da Associação

Postado por Agatha Moreira em 21/jun/2018
thumb image

Destaques

Sobrevivendo na Faculdade

Quem ingressa na vida universitária, percebe um novo mundo se abrindo diante dos seus olhos: festas, palestras, workshops, chopadas, jogos e muitas oportunidades de socialização.

Muitos desses eventos são organizados pelas Atléticas, associações independentes de alunos que se unem para promover a prática de esportes, movimentar a vida social do campus e promover ações sociais.

Para fazer tudo isso é preciso de muito trabalho e uma equipe bem integrada. Afinal, o foco das Atléticas não é só a prática de esportes, sendo necessário muito mais que atletas e treinadores para dar conta de todas as ações.

Nesse post vamos nos aprofundar nos cargos de gestão de uma Atlética, mas é importante lembrar que esta é uma formação básica, podendo variar de faculdade para faculdade, de acordo com a necessidade de cada uma.

Preparado para aprender mais? Vamos lá!

Presidência

O presidente é quem centraliza a liderança da Atlética, coordenando todas as diretorias para que o trabalho seja feito em sinergia e com foco nos objetivos da associação.

É ele também quem dá feedbacks para melhorar o trabalho de todos, representa a Atlética para os alunos e na reunião das ligas universitárias, além de ser quem mais coloca a mão na massa, ajudando os membros da diretoria a executar suas tarefas.

Além de ter um perfil de liderança, a pessoa que ocupar o cargo de presidente precisa ser proativo, focado e dar o exemplo para o restante dos integrantes da diretoria, estando sempre disponível para ouvir feedbacks sobre o seu desempenho e ajudar no trabalho de todos.

Vice-presidência

O vice-presidente de uma Atlética não tem nada de decorativo: ele possui as mesmas responsabilidades que o presidente, sendo o braço direito deste quando se trata da gestão e da representatividade da associação.

Também representa a associação em eventos, participa de todas as reuniões e ajuda os outros membros da gestão, substituindo o presidente nos compromissos sempre que necessário.

Secretaria

As Atléticas, embora sejam associações independentes de alunos sem fins financeiros, ainda funcionam como uma empresa e, por isso, tem uma quantidade enorme de papelada para resolver.

Contas, alvarás para festas, atas de reunião, contratos com fornecedores e muito mais fica a cargo da secretaria, que coordena prazos e faz a gestão de todos esses papéis, para que nenhum documento seja perdido.

O secretário precisa ser extremamente organizado e metódico, contar com uma mente analítica e ter foco para desempenhar suas funções.

Diretoria Financeira

Sem dinheiro, uma Atlética não tem como desenvolver suas atividades. É preciso comprar equipamentos para os atletas, pagar fornecedores, comprar o material para as festas e muito mais.

E, na maioria das vezes, essas associações não recebem repasse financeiro de nenhuma instituição, contando com pouco dinheiro para realizar tudo o que precisa ser feito.

O diretor financeiro tem como missão fazer o orçamento render, coordenando todas as entradas e saídas financeiras da Atlética, sendo também sua responsabilidade:

  • a elaboração de planejamentos financeiros;
  • emissão de notas;
  • pagamento de fornecedores;
  • contabilidade;
  • monitoramento da saúde financeira da Atlética.

O diretor financeiro, então, precisa ser alguém com mente analítica, muita organização e disciplina, além de ter ótimas habilidades de negociação. 

Para ajudar em toda estratégia da Diretoria Financeira, fizemos uma Conta Digital focada na Atlética, sem perder tempo com tantas burocracias bancárias.

Diretoria de Marketing

Não dá para pensar no funcionamento de uma Atlética hoje em dia sem pensar na diretoria de Marketing como parte importante de seu crescimento e sucesso.

É por meio da divulgação que uma associação consegue novos membros, aumenta o alcance de seu programa de sócios, esgota o ingresso das festas e promove suas ações sociais para a comunidade.

Coordenando todas essas ações está o diretor de Marketing, que precisa ser bastante comunicativo, proativo, entender de redes sociais e não medir esforços para divulgar os eventos feitos pela Atlética.

Diretoria Geral de Esportes

Apesar dos esportes não serem a única atividade promovida pela Atlética, ainda são uma das partes mais importantes. É fundamental a manutenção dos times, assim como a promoção de treinos, jogos e campeonatos.

O Diretor Geral de Esportes é quem coordena toda essa área, tendo como função:

  • levantamento de equipamentos esportivos;
  • seleção dos times;
  • contratação de treinadores;
  • busca de quadras e espaços de treinamento;
  • repasse das necessidades dos atletas para o restante da gestão;
  • acompanhamento e definição de metas para cada modalidade.

Para ser um diretor esportivo é necessário, obviamente, gostar de esportes, entender sobre o assunto e ter ótimas habilidades de comunicação.

Diretoria de Patrimônio

Por mais que, a princípio, o cargo de diretor de patrimônio poder parecer com o de diretor financeiro, o primeiro fica encarregado de cuidar dos bens que a Atlética possui, incluindo os produtos personalizados, como canecas, cachecóis e camisetas, assim como cuidar da venda e levantamento destes.

A pessoa ideal para esse cargo é alguém organizado, que entenda um pouco de vendas e almoxarifado, cuidando para que o patrimônio da Atlética não se perca nem estrague.

Diretoria de Eventos

Festas, jogos, palestras e outros eventos são parte importante do trabalho da Atlética, e tem a função de deixar a vida universitária mais rica, além de promover a integração dos alunos de diferentes cursos e níveis da graduação.

A diretoria de eventos organiza tudo isso, desempenhando funções como:

  • planejar festas e eventos;
  • organizar a equipe que trabalhará nos eventos;
  • levantar orçamento com fornecedores e parceiros para eventos;
  • cuidar do andamento das festas;
  • resolver problemas que podem surgir durante o evento para que a experiência do público seja a melhor possível.

O perfil desse diretor precisa ser de alguém comunicativo, organizado, criativo, com habilidades de liderança e sem medo de colocar a mão na massa.

Diretoria Social

Quem pensa que a Atlética é só festa e esportes, está muito enganado! Muita dessas associações promovem ações sociais, com o objetivo de causar impactos positivos na sociedade ao redor.

Dentre as ações desenvolvidas estão campanhas para a doação de sangue, arrecadação de recursos, como alimentos e roupas, para áreas atingidas por catástrofes e incentivo ao trabalho voluntário em instituições.

Por isso, é fundamental a atuação de um diretor social que coordene essas ações, entre em contato com ONGs e instituições, organize os voluntários que participarão dos projetos e trabalhe ativamente para que o legado da Atlética seja positivo por meio desses projetos.

O escolhido para esse cargo deve ter um alto nível de empatia, conhecimento das causas sociais, habilidades de liderança e ótimas capacidades de se comunicar.

Se você se identificou com algum dos cargos que falamos neste infográfico, fique atento aos processos seletivos de sua Atlética! Muitas procuram por trainees que possam entrar para as diretorias e serem treinados para, futuramente, assumir algum cargo na gestão.

Quer entender melhor como entrar para uma Atlética pode melhorar a sua experiência na faculdade? Confira o nosso artigo sobre os benefícios de fazer parte dessas associações!