Afinal, o que é uma Atlética?

Postado por Agatha Moreira em 29/maio/2018
thumb image

Destaques

Sobrevivendo na Faculdade

Quem frequenta o ambiente universitário provavelmente já deve ter ouvido sobre as Atléticas, associações de alunos que estão ligadas à prática de esportes, a promoção de festas e eventos, além da organização de ações voltadas para um retorno positivo para a sociedade.

Apesar de ter começado como uma iniciativa mais presente em cursos tradicionais, como direito e medicina, hoje as Atléticas estão presentes nas faculdades mais diversas, como arquitetura, jornalismo, enfermagem e muitas outras.

Quer saber mais sobre o que é uma Atlética, como ela funciona e quais atividades promove? Continue a leitura do artigo!

O que é uma Atlética universitária?

A Atlética é uma associação independente de alunos, que se unem com o propósito de:

  • Promover a integração dos alunos na faculdade por meio de eventos, como festas e palestras;
  • Incentivar a prática de esportes, treinando um time de alunos para participar de competições;
  • Promover ações em prol do bem estar social.

O que a Atlética promove?

Uma Atlética é responsável por diversas ações dentro da universidade, saiba mais sobre cada uma delas:

Integração dos alunos

A integração entre os alunos de diferentes salas e níveis da graduação é o principal objetivo da Atlética, e para isso ela promove diversos eventos, como os jogos universitários, festas — que muitas vezes tornam-se tradições na faculdade —, workshops e palestras voltadas para a vida profissional.

Esportes

Como o próprio nome já diz, a Atlética tem o esporte no seu coração e sua principal atividade é promover essa prática. Por meio de times, treinos e a organização de jogos, incentiva alunos a praticarem algum esporte. Para isso, forma times para enfrentar outras associações em competições regionais e nacionais, além de incentivar a comunidade acadêmica a participar da torcida.

Música

A rivalidade entre as Atléticas é assunto sério, e, para puxar a torcida, existem as baterias, com muito ritmo e as músicas de provocação que deixam os jogos mais divertidos. Mas não é só isso: muitas vezes as baterias também entram em competições e participam de eventos como shows, festas e formaturas.

Ações Sociais

Por fim, nem só de open bar e jogos universitários se faz a Atlética: muitas dessas associações também promovem ações com o intuito de trazer um impacto positivo para a sociedade.

Pode ser por meio de campanhas de doação de sangue, promovendo a arrecadação de doações para áreas atingidas por catástrofe, organizando ações em comunidades e promovendo o trabalho voluntário em asilos ou outras instituições que precisem de uma ajudinha.

Como a Associação funciona?

Com o tanto de atividade que uma Atlética promove, uma equipe alinhada é fundamental! Conheça mais sobre cada um dos integrantes desse time, assim como suas funções:

Alguns exemplos:

Presidente

O presidente da Atlética é a pessoa que centraliza a gestão, trabalhando para que a equipe entregue resultados e cuidando da contratação de novos membros, além de representar a associação para alunos e fornecedores.

Vice-presidente

O vice-presidente da Atlética divide as responsabilidades de representatividade e gestão com o presidente, colocando a mão na massa e representando a associação sempre que necessário.

Diretor Financeiro

Apesar do orçamento apertado de muitas Atléticas, é preciso algum dinheiro para fazer festas acontecerem, comprar equipamentos para os atletas, encomendar os produtos e muito mais.

Para isso, é preciso cuidar para que o orçamento seja usado da melhor maneira, evitando desperdícios e contas atrasadas. E esse é o papel do Tesoureiro ou Diretor Financeiro, que gerencia tudo o que é ligado às finanças da associação.

Diretor de Marketing

Promover o programa de sócios, divulgar as ações da Atlética, fazer com que os ingressos do open bar esgotem: tudo isso é responsabilidade do Diretor de Marketing, que usa de plataformas digitais e os murais da faculdade, entre outras estratégias, para levar o nome da associação mais longe.

Diretor Esportes

Outro ponto fundamental para uma Atlética é a prática de esportes, desde os mais tradicionais como futebol, handebol e vôlei, até os mais alternativos, como xadrez, sinuca e pebolim.

O Diretor de Esportes é o responsável esse importante aspecto da associação, cuidando para que os atletas tenham material necessário para treinar, acompanhando os treinos, escalando quem vai jogar, buscando quadras, recrutando técnicos e levando as necessidades dos times para a presidência.

Curtiu? Clique aqui para conhecer TODOS os cargos da associação.

Por que você deveria participar da Atlética?

Como você viu, as Atléticas têm atividades diversas, para agradar todos os gostos! Você consegue vários benefícios tanto no campo pessoal quanto profissional ao participar da associação. Veja os principais:

  • Melhorar sua saúde praticando esportes;
  • Conhecer mais pessoas e aumentar seu networking participando dos eventos;
  • Fazer amizades e se integrar melhor com sua universidade;
  • Aprender mais sobre o mundo profissional participando da gestão;
  • Promover o bem participando das ações sociais.

Como você deve ter percebido, fazer parte dessas associações só tem a acrescentar a sua vivência universitária, deixando-a mais rica, com muito mais aprendizado, diversão e experiências.

Quer continuar a aprender o que é uma Atlética e o que ela faz? Confira como a atlética pode melhorar sua experiência universitária.