Marketing na Atlética: 4 princípios do marketing digital para aplicar agora

Postado por Agatha Moreira em 26/abr/2018
thumb image

Destaques

Gestão de Atléticas

Marketing

Participar da gestão de uma Atlética é uma das melhores experiências que um jovem pode ter na universidade. Além de fazer novos amigos e aumentar o seu networking, ainda é possível aprender uma série de habilidades na prática.

Ainda que seja uma experiência positiva, exige esforço: a maioria dos integrantes de uma Atlética vai aprendendo tudo na marra, se virando para cuidar das finanças, divulgação de eventos, planejamento dos jogos e outras responsabilidades.

Para ajudar você nessa tarefa, fizemos esse post com os 4 princípios do marketing digital que podem ajudar a sua Atlética a divulgar melhor suas ações, conseguir mais público para as festas, atrair patrocinadores e até mesmo ganhar novos membros.

Está preparado para deixar a sua Atlética mais profissional? Continue a leitura e bom aprendizado!

1. Segmentação

Um dos princípios do marketing digital, e que o diferencia do marketing tradicional, é a facilidade com que as mensagens podem ser segmentadas para alcançar o público certo, ou seja, quem você quer atingir com aquela ação específica.

No caso da sua Atlética, por exemplo, há diferença entre o público que você quer alcançar com uma campanha de conscientização e o público que pode ser Sócio da Atlética.

Enquanto no marketing tradicional você usaria um cartaz que ficaria à vista de todo mundo, independentemente daquela pessoa ter interesse na sua mensagem, no marketing digital você escolhe exatamente o perfil de quem vai ver sua campanha.

Dessa forma você economiza e melhora os resultados das suas campanhas, elaborando mensagens mais personalizadas para as pessoas que realmente têm interesse na Associação. 

2. Mídias Pagas

Se você se interessou pela segmentação, saiba que você pode aplicar muito bem esse princípio nas mídias pagas! Anúncios no Facebook, Instagram e Google costumam ser mais baratos e vantajosos do que as formas tradicionais de anunciar — como TV e rádio — justamente por otimizarem o orçamento, mostrando a mensagem apenas para o público que você quer.

Ao usar essas plataformas, você consegue selecionar de maneira bem fácil qual é o perfil das pessoas que verão o anúncio, fazendo o marketing na Atlética de forma adequada. É possível escolher, na hora de anunciar:

  • Gênero;
  • Localização;
  • Idade;
  • Interesses.

Por exemplo, na hora de procurar mais membros para a sua Associação, você pode segmentar um anúncio para jovens de ambos os gêneros, que estudem em sua universidade e tenham interesse em esportes. É uma forma mais eficiente de encontrar pessoas que possuem afinidades relacionadas à proposta das Atléticas.

3. Conteúdo relevante

De nada adianta enviar a mensagem certa, no momento certo, se ela não for interessante. Por isso, um dos pilares do marketing digital é a produção de conteúdo relevante.

Ao preparar suas mensagens, é preciso pesquisar bem o público que se quer atingir: seus gostos, interesses, o que esperam da sua gestão e das ações da Atlética. Você não pode usar a mesma linguagem para falar com jovens calouros e possíveis patrocinadores. São públicos diferentes, com necessidades diversas, que devem ser tratados dentro de suas especificidades.

Além disso, é importante estar atento aos principais memes (inclusive os locais, que existem só na sua faculdade) e redes sociais usadas pelo seu público. E, novamente, é sempre considerar as pessoas que você quer atingir é essencial para acertar tanto no conteúdo quanto nas maneiras de divulgação que vão dar à sua Atlética o maior alcance possível.

Durante a elaboração do conteúdo, tenha cuidado para não abordar assuntos polêmicos ou que possam ofender seu público, por melhor que seja a sua intenção. Se possível, tenha membros diversos que ajudem na aprovação dos materiais. Dessa forma, você evita que sua Atlética fique manchada entre os alunos, já que uma mensagem que dê margem para interpretações ruins pode ser bem difícil de reverter.

Por fim, é importante que sua divulgação de conteúdo relevante seja constante para alimentar quem segue seus perfis e está interessado nas novidades da sua Atlética. Essa é uma forma de evitar que suas redes sociais pareçam desatualizadas e levem ao “dislike” ou “unfollow”. A melhor dica para conseguir manter as páginas em dia é ter um calendário de postagens e não deixar de segui-lo.

4. Análise e Mensuração

O último princípio do marketing digital é a mensuração e análise das campanhas. E isso não é difícil de ser feito: todas as redes sociais e plataformas de anúncio oferecem dados da performance de suas ações e das páginas ou perfis.

Algumas dessas plataformas oferecem até ferramentas de análise que mostram, em gráficos detalhados, como os posts ou anúncios performaram, se o seu alcance aumentou ou diminuiu, quantas curtidas novas ou “descurtidas” a sua página teve, entre outros.

A partir dessa enxurrada de dados, você deve analisar e agir:

  • O que pode ser melhorado?
  • O que deu certo e pode ser repetido?
  • Qual é o perfil das pessoas novas na página?
  • Os números coincidem com o que você pretendia?

Dessa forma você pode planejar as próximas ações, otimizar os recursos utilizados, estabelecer novas metas e prazos, profissionalizando o marketing digital da sua Associação.

Aliás, com todas as dicas que apresentamos neste conteúdo, você poderá fazer o marketing na Atlética alcançar um outro patamar, se tornando mais organizado e efetivo.

Gostou de saber mais sobre o marketing digital? Aproveite para curtir nossas páginas e ficar pode dentro de mais assuntos relevantes para a gestão da sua Atlética! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.