Jogos universitários: 6 formas de melhorar a experiência da sua delegação

Postado por Agatha Moreira em 19/jun/2018
thumb image

Eventos Universitários

Gestão de Atléticas

Depois de toda a preparação, é chegado o dia dos jogos universitários! Finalmente o time da Atlética poderá mostrar toda a sua raça, com a ajuda da bateria e da torcida. Sem contar as festas épicas, que geram assunto para o ano todo.

Mas para que tudo isso aconteça, a diretoria tem que trabalhar para preparar sua delegação e garantir que a experiência seja o mais positiva possível, tanto dentro de campo, quanto fora dele.

No post de hoje, vamos abordar tudo o que você precisa ter em mente na hora de preparar sua Atlética para viajar para os jogos universitários. Está preparado? Continue a leitura e aproveite as dicas!

1. Planeje com antecedência

Nos jogos, a diretoria tem o papel fundamental de fazer com que a experiência seja positiva para todo mundo, organizando com antecedência todos os detalhes e oferecendo suporte para atletas, bateria e a torcida.

Por isso, é fundamental se reunir com a diretoria assim que a data dos jogos for anunciada, para discutir:

  • Quem ficará responsável pelo orçamento junto aos fornecedores;
  • Como será o transporte da delegação;
  • Realizar o contato com os produtores para saber como será a venda dos kits e o alojamento;
  • Levantar a programação das festas.

Faça uma planilha com a responsabilidade de cada um, datas para a entrega de passos da organização e não se esqueça de já definir a próxima reunião de acompanhamento.

2. Organize as vendas

O próximo passo é organizar a venda de pacotes para os jogos universitários. Você pode ter a opção de vender presencialmente no QG da Atlética e investir em plataformas online para aumentar os resultados, como Sympla e Euphoria.

No caso das vendas presenciais, organize com o restante da diretoria os turnos de atendimento, para que sempre tenha alguém disponível para oferecer os ingressos, lembrando sempre de manter um controle do que foi vendido.

Monte kits com produtos da Atlética para serem usados nos jogos, como canecas personalizadas, camisetas e sambas-canções. Assim você aumenta o faturamento e torna os ingressos ainda mais atrativos para a torcida.

3. Oriente os atletas

Além de preparar o psicológico e o físico dos atletas para a competição, é preciso orientá-los sobre alguns detalhes que, se esquecidos, podem impedir a sua participação nos jogos universitários, desfalcando o time da Atlética.

Para isso, organize check-lists com o que precisa ser levado, como:

  • Documentos do time e demais membros da delegação;
  • Uniformes e materiais esportivos;
  • Kits do alojamento;
  • Ingressos;
  • Produtos para serem vendidos.

Além disso, lembre a delegação de quitar as inscrições, combinando dias de entrega dos kits e certificando que todo mundo tenha o que precisa para uma boa experiência.

4. Incentive a torcida

Não dá para negar os efeitos que uma torcida bem animada tem sobre o time, não é mesmo? Por isso, prepare a delegação para levantar a Atlética e ajudá-la a apresentar o melhor desempenho na competição.

Nesse sentido, invista em produtos personalizados e não esqueça de levá-los para vendê-los também nos jogos universitários, afinal, alguém sempre pode querer mais um item no calor do momento e você não vai querer perder essa oportunidade.

Aproveite também para levar tintas com as cores do time, organize a bateria para entoar o hino da Atlética e divulgue os gritos de guerra que vão levantar a arquibancada.

5. Esteja preparado para imprevistos

Imprevistos acontecem, não tem jeito. Ainda mais quando o evento envolve tanta gente, muito álcool e variáveis como transporte e fornecedores. O que vai fazer a diferença aqui é uma equipe alinhada e um planejamento que conte com cenários diversos.

Tenha sempre um plano B para caso algo de errado aconteça, como:

Além disso, prepare a comissão organizadora para lidar com calma e proatividade nos imprevistos, contanto com uma comunicação entre todos os membros da equipe para lidar com o inesperado.

6. Faça um balanço ao final dos jogos universitários

Finalizados os jogos, acabou o trabalho certo? Nada disso! Agora é hora de focar na melhoria dos próximos, fazendo um balanço para descobrir o que deu certo e precisa ser repetido, e quais pontos de melhoria podem ser trabalhados nas próximas edições.

Para isso, converse com as a diretoria, atletas e demais membros da delegação, além de disponibilizar um questionário online, para que as pessoas se sintam mais à vontade para expor críticas e sugestões.

Preparar a sua delegação pode ser uma tarefa trabalhosa e que exija meses de dedicação, mas que fará toda a diferença na experiência de todos e nos resultados dos jogos universitários. Afinal, não há nada melhor que a sensação de dever cumprido depois que todo mundo se divertiu, não é mesmo?

Com as dicas deste post, você pode melhorar a experiência da sua delegação durante os jogos universitários, no curto, médio e longo prazo, investindo em melhorias contínuas na sua Atlética.

Gostou do conteúdo? Aproveite para saber mais! Baixe agora o Infográfico com os 7 passos para uma ação de vendas bem-sucedida!