Formei e agora?

Postado por Agatha Moreira em 29/ago/2018
thumb image

Destaques

Sobrevivendo na Faculdade

É comum entrar na faculdade e acreditar que em alguns anos irá terminar o curso e ter todo caminho profissional traçado pela frente. Ledo engano. Há alguns colegas, é claro, que vão encontrar a empresa ideal, com a carreira que querem e saber exatamente para onde irão. Mas se você não é um desses, não se desespere. Toda e qualquer profissão oferece uma vasta gama de possibilidades, contudo, às vezes, quando você recebe o diploma, ainda não tem certeza de qual escolher.

A primeira coisa importante para compreender é que você não é um Alien nem um fracassado por sair da faculdade sem ter uma carreira encaminhada. Ainda existe um longo percurso profissional à sua frente. Tente estabelecer entre tudo que você já fez na sua área, uma lista de coisas que gosta de fazer e uma lista de coisas em que você é bom. Depois busque cruzar essas informações e desenhar qual seria o caminho mais indicado. Talvez você se encontre em algo inusitado, ou arriscado, mas não entre em pânico. O importante aqui é entender por onde você pode trilhar seu caminho. Caso tenha pouca experiência/vivência em empresas, um bom caminho são os programas trainee (as maiores instituições do país abrem frequentemente seleções). Há também a possibilidade de investir em um programa de intercâmbio de trabalho e conhecer o dia a dia de organizações internacionais ou em um curso de especialização.

Independente de qual seja sua situação, o foco é comemorar a formatura e, com calma, conseguir traçar planos realistas para o futuro. Não duvide das suas capacidades!