5 formas de gerenciar melhor o seu dinheiro

Postado por Agatha Moreira em 05/jun/2018
thumb image

Sobrevivendo na Faculdade

Depois da tão sonhada aprovação em uma universidade, inicia-se uma nova fase na vida do estudante. Nesse momento, começam a surgir novas responsabilidades e é importante estar preparado desde o início para esses desafios. É, a fase adulta chega para todos!

Mas não precisa se desesperar! A melhor maneira de tirar de letra essas responsabilidades é fazer e seguir um bom planejamento. Por isso, vamos mostrar para você 5 formas de gerenciar melhor o seu dinheiro na fase de estudos. Confira!

Faça um planejamento 

As despesas de um estudante de graduação são muitas: livros, materiais, xerox, transporte, alimentação, moradia,. Por isso, é essencial que haja um planejamento das contas em cada período. Você precisa saber o quanto tem para gastar e dividir o dinheiro de forma responsável.

Crie um orçamento e cumpra com ele, evitando despesas desnecessários. Uma forma bastante fácil de organizar suas finanças é fazer uma planilha. Não precisa ser nada muito complicado, apenas uma tabela com os valores e montantes já é o suficiente para o controle.

Procure estabelecer um valor semanal ou mensal e não ultrapassar muito desse número nos gastos principais. Dessa forma, vai sobrar um dinheiro para o lazer e divertimento.

Corte despesas

Geralmente, o estudante deve adaptar-se à uma vida mais econômica e tomar algumas atitudes que fazem toda a diferença nas finanças. Utilizar transporte público, optar por livros na biblioteca no lugar de comprá-los e fazer festas em casa com custos reduzidos são alguns dos exemplos de atividades que podem ser feitas para gerenciar melhor o seu dinheiro.

Além disso, vai haver o momento em que as contas ficarão um pouco mais apertadas. Aquele mês em que você teve que comprar um livro mais caro ou teve algum gasto extra. Nessa hora é importante saber cortar gastos, identificando o que é supérfluo e o que é essencial. Mantenha uma vida financeira saudável, sabendo o que é realmente importante e o que é dispensável no seu dia-a-dia.

Abra uma conta universitária

Depois de planejar seu orçamento e diminuir despesas, chegou a hora de ter uma conta em um banco, não é mesmo? A grande maioria dos bancos contam com a opção de abertura de conta universitária para os estudantes com taxas de anuidade baixas ou até sem custo.

Os limites dessas contas universitárias também costumam ser baixos, o que já auxilia no controle de gastos. Abrir uma conta em um banco vai ajudar o jovem a se organizar e a adquirir bens mais caros, quando necessário. Pesquise as taxas dos bancos disponíveis e converse com um gerente para a abertura de conta universitária.

Procure um estágio

Uma das vantagens da vida de um universitário é a possibilidade de estagiar. Com um trabalho nesse formato, o estudante aprende muito, tem contato com mercado de trabalho, conhece profissionais da sua área e ainda pode ter o seu próprio dinheiro. Mesmo que os valores oferecidos para estágios ainda sejam baixos, esse primeiro contato com o mercado e com uma renda fixa auxilia muito no crescimento.

Busque trabalhos de estágio na sua área de atuação, experimente e descubra o que você gosta de fazer. Além do crescimento profissional e curricular, o dinheiro recebido no trabalho pode servir para despesas extras, fazer uma reserva para emergências ou até mesmo melhorar o seu estilo de vida.

Associe-se a um programa de vantagens

Existem diversos programas de vantagens e descontos para estudantes. Os próprios bancos, muitas vezes, oferecem programas de pontos que podem ser bastante interessantes para quem gosta de economizar.

Existem também programas como o Sócio torcedor da sua Atlética. A vida na faculdade é longa e pode ser super proveitoso investir em programas como esse. Com um valor baixo por mês, o Sócio tem direito à diversas vantagens como descontos em eventos, serviços, jogos universitários, campeonatos, estabelecimentos e produtos dentro e fora da universidade.

Como você viu, os benefícios de gerenciar melhor o seu dinheiro são muitos e fazer isso não é difícil. Basta se planejar, cortas gastos desnecessários, aproveitar todas as oportunidade de fazer uma economia e, claro, ganhar seu próprio dinheiro assim que possível.

Tem mais alguma dica de como gerenciar melhor o seu dinheiro? Conta pra gente! Aproveite e veja como a atlética pode melhorar sua experiência universitária.