Faculdade e relacionamentos.

Postado por Agatha Moreira em 24/ago/2018
thumb image

Destaques

Eventos Universitários

Sobrevivendo na Faculdade

Os relacionamentos que você estabelece na faculdade são muito importantes não só para a vida acadêmica, mas para a vida em si. É por colegas, amigos, professores e gerenciadores da faculdade que você será conhecido no mercado de trabalho. Por isso, ser participativo e proativo dentro da academia são aspectos que irão destacar você na lembrança dessas pessoas.

Por meio desses vínculos, você pode até encontrar mais facilmente sua área de atuação, em que se destaca mais e conseguir se articular melhor para futuros empregos. Infelizmente essas relações não são construídas apenas em eventos de socialização e festas, ainda que também sejam momentos importantes. Para facilitar esse processo, separamos algumas atividades que podem ajudar você nesse momento.

Organização de festas da turma: pode parecer algo muito simples e que exige pouco profissionalismo, mas requer organização, disponibilidade, paciência e excelente articulação. Pessoas que produzem eventos sociais de faculdade em geral possuem boa inserção entre vários grupos e entidades do meio estudantil. Além disso, tornam-se referência entre colegas e ganham espaço de liderança por sua capacidade de mobilização e organização.

Grupos de pesquisa: nem só de festas é feita uma graduação. Grupos de pesquisa são excelentes lugares para trabalhar temas e aspectos específicos que interessam você no seu curso. Nesses espaços, você terá segmentação específica para explorar e poderá inclusive entender o que mais lhe desperta curiosidade na sua área. Além, é claro, de estabelecer uma relação mais próxima com professores e áreas de estudos deles.

Empresa Jr.: diversos cursos contam com essas iniciativas como prévia de como será sua vida no mercado. Além disso, trata-se de uma vivência que irá enriquecer seu currículo e lhe dar experiência inicial na sua área de atuação. As empresas juniores possuem integração entre elas, o que amplia seu âmbito de relacionamento profissional.

Atlética: constituem espaços de integração e pertencimento. Por meio delas, é possível se envolver com os mais diversos aspectos do seu curso: festas, eventos esportivos, voluntariados, entre outros. Além disso, elas o ajudam a encontrar seu espaço dentro da faculdade e aproximam você de amigos que têm os mesmos interesses.

A principal dica sobre faculdade é: se joga! Aproveite todas as experiências que puder e se envolva com o ambiente acadêmico, já que é um momento único e vale a pena ser vivido ao máximo.