Eventos universitários estão pausados. E agora o que fazer?
Postado por Agatha Moreira em 13/maio/2020
Tivemos um bate-papo com o Ayrton, Presidente da Atlética de Odontologia da Uniube – M.I.T.O e ele conta um pouco da sua trajetória na Atlética e como estão lidando com suas ações e planejamento durante a quarentena.
- Trajetória de Ayrton
- Expectativas com os grande jogos
- Como a área de eventos foi impactada
- O que estão fazendo na área de eventos
- Como estão mantendo a renda da Atlética
- 3 principais passos para Atlética não se perder na crise
- Principais desafios das Atléticas atualmente
1- Trajetória de Ayrton
Ayrton entrou na Atlética em novembro de 2016 na área de esporte, a qual se identificava mais, teve muitos desafios e até achou que não iria ficar muito tempo na associação. Mas logo, em agosto de 2017 tornou-se Vice- Presidente e 1 ano depois Presidente, cargo que permanece até então.
2- Expectativas com os grande jogos e eventos
Os principais eventos com CIA e LIU, movimentam muitas pessoas, Ayrton ressalta que esses eventos chegam a movimentar 33 mil pessoas por dia e por isso sabe que a expectativa para festas como essas acontecerem é bem baixa. Ele pontua também que muitas pessoas estão com o salário reduzido e até sem renda fixa, dificultando a compra de ingressos, além de pessoas que estão com medo de aglomerações.
3- Como a Atlética foi impactada em relação aos eventos
A M.I.T.O conseguiu realizar suas duas principais festas que são: Recepção dos Bichos (calouros) em fevereiro e a Cervejada que aconteceu no início de março.
De acordo com o planejamento da Atlética, nessa época do ano estariam com os eventos parados mesmo e focados em outras áreas da Atlética, como produtos, por exemplo.
Porém, eles têm pessoas específicas na AA que tinham a função exclusiva de vender ingressos dos eventos parceiros, como já citados, o CIA e o LIU e com essa parceria eles conseguiam um bom repasse, cortesias e outras vantagens no evento.
4- Como estão mantendo a renda da Atlética
Ayrton conta que com o repasse do CIA, eles conseguiam montar todo o planejamento do ano para melhorias e outros, e sem esse repasse tiveram que remanejar tudo.
No início da quarentena já previam que provavelmente os grandes eventos seriam adiados e desde então começaram a mudar o planejamento sem depender dos recursos obtidos por estes. Refizeram a planilha financeira do ano inteiro e começaram a agir.
Uma das medidas difíceis que Atlética teve que tomar, foi cortar gastos com os técnicos. Entretanto, entraram em um acordo amigável, suspendendo o pagamento dos que concordaram e reduzindo o pagamento dos que precisam mais dessa renda.
Estavam finalizando questões jurídicas como CNPJ e também suspenderam o contrato com a contabilidade.
O que foi bem assertivo para a M.I.T.O foi a venda de produtos exclusivos para Sócios! Como já tinham isso no planejamento, foi feito sem correria e tiveram mais de 170 pedidos.
Ou seja, com as festas que tiveram antes da quarentena e a venda de produtos durante, conseguiram manter um bom caixa.
5- 3 Principais passos para Atlética não se perder na crise
O Presidente da Atlética frisa que sabe que a quarentena pegou todo mundo de surpresa e ele, acreditava que em abril as coisas estariam se normalizando e agora percebe que talvez não tenha um previsão assertiva.
A 3 dicas que ele dá, são:
Não deixar a Atlética “morrer”, não se acomodar. É de suma importância movimentar as redes sociais, através de disputas, templates, enquetes e interações nos grupos de whatsapp para mostrar que a Atlética permanece ativa.
É um ótimo momento para as Atléticas se engajarem com causas sociais, principalmente aquelas que têm uma área só para isso.
E por último, é planejar para quando as coisas se normalizarem e não ser pego de surpresa. Organizar a parte financeira da Atlética e correr atrás do que dá para fazer agora também, como produtos e estratégias para vender mais Sócios.
6- Principais desafios das Atléticas atualmente
Ayrtom conta que com o contato com outras Atléticas percebeu que a preocupação é praticamente a mesma: a falta de previsão de quando as coisas voltarem, e não só apenas para a AA, mas para tudo.
“Quando será, é o que realmente complica muita gente”.
Devido ao planejamento muito bem feito da M.I.T.O, estão com uma boa segurança financeira, mas sabe que nem todos tiveram a oportunidade de se organizarem.
Ayrtom finaliza com:
“É o momento para todos darem as mãos , se ajudar , fazer acontecer”
Conclusão
O Covid-19 pegou todo mundo de surpresa, inclusive as Atléticas. Mas com todo o relato da Atlética M.I.T.O percebemos a grande importância que um planejamento faz.
A maioria das Atléticas que já tinham um planejamento feito desde o início do semestre estão conseguindo lidar bem com a crise.
Mas entendemos cada Atlética tem suas particularidades e dificuldades. Contudo, nem tudo está perdido, como o próprio Ayrton indicou, ainda dá tempo de preparar tudo para quando as coisas começarem a voltar ao normal e além disso sua Atlética pode começar a se movimentar agora através da redes sociais e grupos de whatsapp, interagindo e engajando os alunos.
Materiais de apoio