Como organizar o caixa da sua Atlética

Postado por Agatha Moreira em 29/out/2019
thumb image

Gestão de Atléticas

Gestão Financeira

atléticas universitárias conta digital conta digital para atleticas organização financeira

O caixa de uma Atlética é a parte mais delicada e limitante. Com um caixa descontrolado deixamos de honrar com dívidas, não temos fôlego para fazer um pedido de produtos ou mesmo para comprar as bebidas de uma festa. Contudo, se o caixa vai mal a Atlética vai mal.

Por sabermos disso pensamos nas melhores práticas para Atléticas manterem um caixa saudável e vamos explicar tudo abaixo.

  • O que fazer.
  • Como executar.
  • Impacto que a Atlética tem com essas ações.

Vamos lá!

1- Uma conta só da Atlética

É muito importante que o dinheiro da Atlética esteja separado da conta de diretores. Visto que isso ajuda a organizar toda a parte financeira, diminui o risco com o dinheiro da Atlética estar na conta de alguém e ainda dá autonomia e velocidade na hora de fazer pagamentos.

Sabemos que a maioria das Atléticas não tem um CNPJ e por isso não tem uma conta própria. A solução para isso é a Conta Digital para Atlética ForSócios.

Além de não precisar de CNPJ, ela não tem anuidade nem mensalidade, é muito mais barata que bancos tradicionais, faz transferências, gera boletos e já vem com um cartão de crédito pré-pago para a Atlética. Enfim, tudo o necessário para as finanças rodarem bem.

Uma vez que o dinheiro estiver separado, a Atlética dá um grande passo à frente para se estruturar.

2- Entender seus custos fixos

Saber quais gastos vão acontecer independente das atividades da Atlética, é muito importante para conseguirmos mensurar o mínimo que deve ser feito para tudo ocorrer minimamente bem.

Geralmente, esses custos são vinculados aos treinos da Atlética. Gastos com treinador, e aluguel de quadras, por exemplo.

Algumas outras Atléticas se comprometem a fazer uma festa por mês, portanto isso deve também ser considerado.

Uma vez que os custos fixos da Atlética estiverem claros, fica fácil entender quanto cobrar dos atletas, quantos produtos pedir numa compra, calcular o número de pessoas que uma festa precisa alcançar ou quantos Sócios precisam ser vendidos.

3- Fundo de reserva

Surpresas são muito comuns quando se trata do mundo de Atléticas. Gastos não previstos, previsões de custo mal calculadas, prazos perdidos… Ou seja, com tudo que temos que fazer eventualmente encontramos alguns problemas, mas sabemos que o jogo não pode parar.

Ao mesmo tempo sempre lidamos com um caixa apertado em algumas épocas do ano. Como não é fácil prever esse tipo de problema a melhor ideia é trabalhar na prevenção!

O fundo de reserva é uma tática usada em empresas e até em condomínios para garantir que tudo vai correr bem quando acontecer algum imprevisto.

Como criar um fundo de reserva para a Atlética, sem atrapalhar o restante:

– Definir uma quota de contribuição de cada produto de forma que cada venda contribua um pouco. Por exemplo, a cada venda de caneca R$1,00 vai para o fundo;
– Em caso de um evento lucrativo, apropriar parte do lucro para o fundo;
– Fazer o mesmo com pagamento de mensalidade de atletas, bateria e cheer.

Resumindo, sempre que houver uma entrada de dinheiro, garantir um pouco para o fundo.

Como saber quando o fundo vai ser usado?

A primeira regra é que o fundo só pode ser usado se for para um imprevisto. A partir do momento que ele for utilizado a prioridade 1 é restabelecer o saldo anterior.

Outro ponto é que o fundo só pode ser usado como último método, ou seja, negociou, tentou, brigou, deu tudo errado… agora pode usar!

O fundo bem utilizado garante que a Atlética não acabe com o seu ano por causa de um imprevisto.

4- Criar um Programa de Sócio

Ter um programa de Sócio Torcedor é a melhor forma de garantir caixa para a Atlética. O aluno paga antecipado para ter descontos em produtos e eventos e isso dá oxigênio para as operações da Atlética.

A tática é simples! Para o aluno comprar o Sócio ele precisa ter a segurança de que seu investimento vai valer a pena. Por isso dê descontos agressivos nos produtos e eventos e crie vantagens que mostram como ele é especial.

Uma caneca diferente que só pode ser comprada pelos Sócios ou bares e banheiros exclusivos em festas garantem que as pessoas vão ter interesse e acreditar que o investimento vale a pena!

Como a Atlética nunca vai vender um produto ou evento abaixo do preço de custo e o desconto só vai acontecer para as pessoas que adiantaram dinheiro para a Atlética a chance de ter prejuízo é zero!

Caixa saudável no início do semestre e alunos que acreditam sendo valorizados ao longo do ano… não tem como dar errado!

Conclusão

Se sua Atlética está precisando se organizar, os primeiros passos estão dados! Podem contar com a ForSócios para todos eles!