Como estruturar sua Atlética durante o COVID-19

Postado por Agatha Moreira em 08/abr/2020
thumb image

Gestão de Atléticas

Bom, hoje viemos falar de um assunto que não é novidade para ninguém: o Coronavírus.

Nessa altura do campeonato, você já está ciente do que DEVE e o que NÃO DEVE fazer, como, por exemplo: deve ficar em casa, evitar aglomerações, lavar as mãos e outras várias práticas. Então, não vamos aprofundar nesses quesitos, ok?

 

Exceto com a parte em que: precisamos nos unir, precisamos nos apoiar e vocês vão entender o motivo.

 

O que queremos abordar neste artigo são as maneiras da sua Atlética se estruturar em meio à crise e como podemos focar no lado bom em um momento ruim.

 

1) Atlética com mais tempo

Em todos esses nossos anos juntos, sabemos que é um verdadeiro caos ter vida pessoal, profissional, estudar e ainda cuidar de uma Atlética, que para muitos parece algo simples, mas nós sabemos que demanda muito tempo e principalmente dedicação dos envolvidos.

 

Mas durante a quarentena em que a maioria estão com aulas suspensas ou ao menos tendo aula em casa, surge a oportunidade de dedicar mais tempo para a organização da Atlética num todo. Você pode:

 

  • Organizar seu fluxo de caixa
  • Fazer um planejamento e traçar planos de ação do que sua Atlética pode fazer AGORA
  • Ficar mais próximo e conhecer de verdade seus Sócios e alunos, entendendo as preferências através de pesquisas, por exemplo

 

Exemplo prático: nossa Atlética parceira  XXII de Outubro – UNIS está usando a maior parte do tempo para se planejarem, organizarem a parte financeira, planilhas, entre outros. Continuam com a rotina de reunião normalmente, mas agora online. Não perderam o foco e as equipes estão sempre em busca de alternativas.

 

2) Novas oportunidades 

Normalmente a Atlética tem que dividir o tempo de planejamento e venda de Sócios com várias outras coisas, como produção de produtos, eventos, etc.. Agora é o momento ideal para focar nos dois, já que o restante das atividades estão pausadas de qualquer forma.

 

Então, é a abertura que você tem para entender o que os alunos esperam da Atlética e do Sócio, além de estruturar o planejamento, traçar alguma meta de venda de Sócios, calcular o retorno disso e já considerar possibilidades de ações com essa grana em caixa!

 

Depois disso é focar na meta de vendas e fazer acontecer 😉

 

Exemplo prático: Se sua Atlética fica com R$80,00 líquido por plano de Sócio vendido e possui 20 membros, entre Diretores e Assessores, podem colocar que a meta para abril é cada um fazer o esforço e vender 2 Sócios no mês (podendo até comprar o seu e contar na meta)! Já seriam 40 Sócios vendidos, que gerariam R$3.200,00 para a Atlética, sem nenhum custo!

 

3) Atlética não tem custo fixo

Outro ponto positivo para as Atléticas é que a maioria não têm despesas fixas, como aluguel, conta de água, funcionários. Então, consequentemente não precisam esquentar a cabeça com dívidas e planos de ação de como “sobreviver” e isso gera uma grande oportunidade: movimentar as vendas, as redes sociais, o relacionamento.

 

Estamos em um momento que precisamos nos ajudar e literalmente uma mão lava a outra. Você pode produzir conteúdos nas suas redes sociais que falem da importância de ter empatia e consciência social nesse momento, conteúdos que ajudem os alunos e conteúdos que incentivam as pessoas a ajudar,  pois apesar das Atléticas em si não terem custos fixos, existem treinadores que dependem da renda dos treinos, além de mestres de baterias e coachs de cheers.

 

4) Ideias de conteúdos para produzir

Há um universo a ser explorado nas Atléticas, como:

 

  • Conversar com o treinador da sua Atlética e fazer vídeo de treinos, por exemplo, para que a galera faça em casa
  • Dicas de treinos para resistência 
  • Dicas de como melhorar a performance em determinado esporte 
  • Mitos e verdades sobre algum esporte
  • Mitos e verdade sobre o que acontece na Atlética
  • Como o Sócio ajuda a Atlética nesse momento
  • Como a Atlética ajuda o Sócio nesse momento
  • Como as pessoas podem se ajudar em geral

 

5) Como o Sócio ajuda a Atlética

O Sócio é de fato a parte mais importante da Atlética, pois são eles que geram receita e consequentemente auxiliam no desenvolvimento e crescimento da Atlética. E no momento que estamos não tem como a associação se desenvolver, se não entra receita. Por isso é importante que sua Atlética aproveite esse momento para se dedicar às vendas, para que vocês continuem desempenhando suas atividades, produzindo produtos e até mesmo planejando novos eventos para o novo retorno das aulas.

 

Contudo, o Sócio apoia o esporte universitário ajudando vocês a se manterem e a auxiliarem os treinadores, cheers, baterias e atletas.

 

Exemplo prático: nossa Atlética parceira a AAA Odontologia Uniube – M.I.T.O está fazendo pré-venda de produtos exclusivos para os Sócios da Atlética, para entregar após a quarentena e essa ação deu super certo para vender Sócio!

 

6) Como a Atlética ajuda o Sócio

Nossas Atléticas parceiras ajudam os Sócios entregando benefícios e vantagens sem que eles saiam de casa, ou seja, além das vantagens ainda incentivam para que todos fiquem em casa e também existem vários benefícios para quando tudo se normalizar.

 

Quais os benefícios?

 

  1. Clube de vantagens com mais de 28k parceiros em todo o Brasil
  2. Mais de 7k estabelecimentos online (#ficaemcasa)
  3. Descontos de até 60% nos estabelecimentos parceiros
  4. Grandes redes como: NetShoes, Centauro, Magalu, Sony, Open English 
  5. Vários cursos online
  6. Desconto em produtos e eventos da Atlética
  7. Dinheiro rendendo sem sair de casa
  8. Serviços online que JÁ PODEM ser usados, como:  Queima Diária (60 dias grátis), Exercício em Casa (aulas grátis) e Zen App.

 

7) Essa crise vai passar…

É importante lembrar, que assim como momentos bons passam, os ruins também passam. Frase bem filosófica, né?! hahaha. Mas faz total sentido.

 

Ficar parado agora, em uma ocasião que HÁ oportunidade de ao menos tentar fazer algo, é entregar os pontos.

 

Como já falamos em diversos outros assuntos aqui no blog, a Atlética é como uma empresa, e você precisa estruturar sua empresa AGORA, para quando as coisas voltarem vocês estarem um passo à frente de quem não fez nada. 

 

As aulas voltarão, os eventos voltarão, as folias, os treinos, TUDO voltará. Então, esteja pronto para esse momento e conte com a gente para ajudar, estamos à disposição!

 

O mercado universitário em geral já é pouco valorizado, então precisamos fazer nossa parte para mudar esse cenário, agora mais do que nunca. E precisamos fazer isso JUNTOS! É disso que as pessoas devem saber.

 

E, se puder fique em casa!