Como atrair mais pessoas para seu evento utilizando as redes sociais

Postado por Agatha Moreira em 19/abr/2018
thumb image

Eventos Universitários

Marketing

Você certamente já deve ter usado alguma rede social hoje. Seja respondendo mensagens no WhatsApp, abrindo o Facebook para checar as notificações ou dando aquela olhadinha nos Stories do Instagram.

Não dá para negar que as redes sociais viraram parte importante da rotina da maioria das pessoas. Só no Brasil, o Facebook chegou aos 117 milhões de usuários no último ano, enquanto o Instagram conta com 50 milhões de brasileiros ativos na plataforma.

Com esses fatos, fica evidente que as mídias sociais são uma ótima ferramenta para alcançar um público maior, especialmente para os eventos da sua Atlética. Usando essas plataformas da maneira correta, você pode gerar mais visibilidade e fazer com que suas ações promocionais, festas e jogos sejam um verdadeiro sucesso.

No post de hoje vamos te ensinar a usar as redes sociais para atrair mais pessoas para seu evento. Acompanhe nossas dicas!

Entenda quem é o público que pode se interessar pelo seu evento

O primeiro passo para uma divulgação efetiva é entender, cuidadosamente, quem é o público que vai se interessar pelo seu evento. É a partir desse conhecimento que você poderá definir as melhores redes para a divulgação, qual a linguagem adequada e até mesmo o melhor horário para as postagens.

Uma festa da Atlética, por exemplo, é mais direcionada para universitários e jovens dessa faixa etária, enquanto uma ação que irá mobilizar a comunidade em torno de uma causa tem um público muito mais abrangente.

Para descobrir quem é o seu público, pense nas edições anteriores do evento: qual o perfil de quem foi? Você pode aplicar alguns questionários para descobrir quais são as mídias mais utilizadas por essas pessoas ou até mesmo procurar pesquisas que já foram feitas pelo mercado sobre o uso das redes sociais nessa faixa etária.

A partir disso, pense também na linguagem. Um público mais jovem pode gostar de uma abordagem mais descontraída, mas patrocinadores ou a comunidade ao redor requerem um pouco mais de seriedade. Sempre lembrando que a Atlética não pode perder sua identidade nessa comunicação.

Planeje seu evento com antecedência e movimente suas redes sociais

Definido o seu público, é hora de colocar a mão na massa! É importante que você planeje as ações que serão feitas para divulgar o evento com antecedência. Quanto mais tempo você tiver para reforçar a data e gerar um buzz sobre as atrações, melhor. Dessa forma você permite que as pessoas se planejem para comparecer na data marcada e, inclusive, comprem o ingresso com antecedência.

Outro ponto importante é manter a constância na divulgação. Nada de postar sobre as atrações no dia em que for decidida a data e depois só se preocupar em falar novamente sobre o assunto na véspera do evento!

Postagens recorrentes relembram seu público do que está por vir e faz com que ele mantenha a festa na memória, impedindo que outros planos sejam feitos para o dia.

Uma boa dica é começar com um “save the date” cerca de um mês antes do evento e, progressivamente, ir anunciando as atrações. Isso mantém a audiência ligada, pensando sobre o assunto.

É importante criar uma planilha com as ações planejadas para que você tenha um controle sobre o que está sendo feito e conseguir manter sua consistência.

Utilize as estratégias de divulgação certas para cada rede social

Você já deve ter percebido que cada rede social tem sua lógica e funcionalidades próprias, certo? Portanto, cada uma delas pede abordagens diferentes. Veja como usar cada uma para divulgar seu evento:

Facebook

Criar um evento no Facebook com a fan page da Atlética é o primeiro passo para a divulgação. Os usuários que seguem a página receberão uma notificação e já serão o primeiro público atingido pela sua comunicação.

Esse simples passo ajuda a colocar o evento no calendário dos usuários. Também é uma boa forma de engajar sua audiência, já que essa funcionalidade do Facebook permite que as pessoas convidem amigos de maneira simples e intuitiva.

Outra vantagem de criar um evento no Facebook é que você também pode estimar, em média, se as ações têm dado efeito a partir do número de confirmados.

Criado o evento, utilize-o para fazer postagens de divulgação constantes, sempre lembrando também de deixar a publicação fixada na sua fan page. Esse pode ser um bom momento para fazer posts patrocinados. Nesse caso, conhecer o público é essencial, já que você precisará realizar segmentações de acordo com o que você pesquisou.

Instagram

Um dos grandes atrativos do Instagram é a interatividade que ele proporciona. Aproxime o seu público do evento ao usar o Stories para mostrar os preparativos como: montagem das estruturas, chegada dos brindes, convite de alguma atração e o que mais for interessante para ele.

Crie uma hashtag para as postagens regulares na timeline. Uma boa forma de fazer essa divulgação é mostrar os convidados e curiosidades sobre quem tocará na festa.

O Instagram permite que você aumente o seu alcance ao usar as hashtags, marcações de outros perfis e localização. Portanto, não deixe de fazer check-in em todas as postagens. Dessa forma, o seu post vai para a Stories local, alcançando um público mais relevante e com mais chances de se interessar pelo evento.

WhatsApp

Outra mídia que pode atrair mais pessoas para seu evento é o WhatsApp. Por lá, você pode divulgar a arte e informações do evento e enviar um lembrete quando a data estiver próxima.

O importante aqui é não exagerar para não acabar sendo bloqueado como spam. Por isso,  só envie mensagens para o público que concordou em receber novidades por esse meio.

LinkedIn

Apesar de ser menos lembrado quando falamos em redes sociais, o LinkedIn tem muita força e é relevante especialmente para assuntos corporativos, voltados para a carreira profissional.

Se o seu evento tiver foco na trajetória profissional do público, como palestras, cursos ou workshops, é indispensável usar esta mídia como meio de divulgação.

Você pode postar em grupos relacionados ao tema e fazer postagens direcionadas na página da Atlética. E nada de divulgar festas e calouradas no LinkedIn, combinado?

Neste artigo você aprendeu a importância das redes sociais na divulgação de eventos e quais são as principais estratégias para cada tipo de mídia social. Agora é partir para a ação e fazer o seu evento evento bombar!

Gostou de aprender como atrair mais pessoas para seu evento? Então confira 4 princípios do marketing digital para aplicar agora na sua Atlética.