As 5 melhores práticas do Instagram para Atléticas

Postado por Agatha Moreira em 22/out/2019
thumb image

Gestão Financeira

Marketing

atléticas universitárias instagram instagram para atléticas redes sociais

O Instagram é com certeza a melhor ferramenta de comunicação de uma Atlética. Ele é fácil de usar, gratuito e todo mundo tem.

É um meio de impactar mais pessoas dentro e fora da faculdade de forma barata e sem tomar tempo dos diretores (que já tem problemas o bastante).

Mesmo assim existem Atléticas que tem dificuldade em ter um Instagram que cumpra o papel de divulgar o trabalho e manter o público informado sobre atividades, lançamento de produtos, treinos e tudo mais que a Atlética faz.

Por isso lançamos o guia prático de Instagram para Atléticas. Com ele vamos trazer as melhores ideias de como fazer o Instagram trabalhar para você sem tomar seu tempo!

Vamos lá!

1- Volume é mais importante do que qualidade

As Atléticas que tem mais engajamento e seguidores no Instagram sempre são as que postam com frequência, não as que postam “bonito”.

Isso acontece, pois a impressão que a Atlética deixa ao postar todos os dias é de “raça”, disposição e atividade. Enquanto as Atléticas que postam pouco dão a noção de desinteresse, inatividade ou mesmo de estar “largada”. Por isso a regra é “poste sempre, mesmo que não seja a postagem ideal”.

2- Organize seus destaques

O “destaque” é uma ótima ferramenta no Instagram para deixar fixo e sempre à disposição informações importantes sobre a Atlética.

Com um destaque bem organizado é possível informar a todas as pessoas as dúvidas mais frequentes divididas por assuntos. Contudo, quando um diretor não souber alguma informação, ao invés de pedir para o aluno procurar outra pessoa, ele apenas vai dizer “olha no Instagram”.

É importante lembrar que nos destaques menos é mais! Então nada de encher os destaques com fotos que não informam as pessoas sobre nada, deixe ali apenas o necessário e uma vez por mês dê uma limpa!

Algumas ideias boas para o seu destaque:

– Treinos: Coloque o nome da modalidade, dia, horário, local e @responsável;
Produtos: Preço para Sócio, não Sócio e @responsável;
– Diretoria: Marque seus @diretores e coloque uma foto deles com seus cargos;
– Festas: Além da própria arte para festa explique como e com quem comprar, lembre as pessoas de irem com seus produtos da Atlética e deixe um espaço para comentários, perguntas e pedidos… afinal é importante escutar seu público;
– Parceiros: Deixe claro quais parcerias a Atlética já conseguiu para os alunos;
– Sócio: Explique como funciona, quais as vantagens, quanto custa e tudo mais que faria você mesmo ter vontade de comprar. Insira um passo a passo de como comprar, isso deixa as pessoas tranquilas para dar esse passo para ajudar a Atlética.

3- Padrão de cores

Sem complicações, escolha de 2 a 3 cores que serão predominantes em suas postagens. Manter um padrão mesmo que simples dá ZERO trabalho e ajuda as pessoas a identificarem um post da Atlética antes mesmo de ler!

4- Crie dias da semana com postagens específicas

Esse passo pode deixar as coisas um pouco mais burocráticas, mas começando devagar não tem erro!

Defina uma dia da semana para postar foto de seus atletas, por exemplo, e mantenha essa campanha sempre. Ter dias com postagens “fixas” ajuda as pessoas as criarem uma expectativa e facilita a vida do marketing para não ter que “pensar em um post todo dia”.

A ideia de postar atletas também ajuda as pessoas a verem que elas também podem jogar pela Atlética já que pessoas conhecidas já fazem isso!

5- Faça artes no canva.com!

Esse site é perfeito para Atléticas que não tem aquele designer que sabe tudo de photoshop. Nele você já tem templates prontos para stories e postagens de feed e é super fácil de montar posts bem feitos de forma muito rápida. O mais importante é que é gratuito!

Se você conseguir aplicar essas 5 práticas garantimos um salto grande na qualidade da comunicação da sua Atlética e um engajamento com os alunos muito mais forte!

E para finalizar aqui estão alguns perfis de respeito das Atléticas parceiras da ForSócios:

@aaafoc
@atleticamedpetropolis
@xxiideoutubro 

Já conhece a conta digital focada e exclusiva para Atléticas!?