7 dicas de como atrair mais membros para sua Atlética

Postado por Agatha Moreira em 28/mar/2018
thumb image

Gestão de Atléticas

Quando se entra na universidade, um mundo novo de possibilidade se abre. Fazemos novas amizades, conhecemos novas culturas e pensamentos políticos, criamos conexões com professores e o mercado, vamos à festas e eventos esportivos, dentre muitas outras coisas. A Atlética é um espaço em que tudo isso se encontra e para continuar viva precisa atrair novos membros. Mas, como fazer isso?

Em primeiro lugar, é preciso mostrar que o grupo existe e está ali para fazer a diferença na história da academia, e isso depende da boa gestão e engajamento dos Sócios. Confira 7 dicas de como colocar em evidência o trabalho e atividades desenvolvidas por sua atlética:

1. Organize eventos de abertura para receber os calouros

Quando chega na faculdade a pessoa vem totalmente perdida para esse novo mundo. Seja então o responsável por acolher essa galera, apresentar o campus, professores e, claro, o funcionamento e os benefícios de se tornar um membro do grupo.

Coloque também sua equipe à disposição para ajudar os novos alunos e convide-os a participar dos próximos eventos, assim, desde cedo, os calouros irão desenvolver simpatia por vocês.

2. Promova trotes solidários

Já foi o tempo em que trotes pesados com humilhação e atividades desnecessárias como desperdício de água e alimentos era uma coisa aceitável. Então, para desde cedo mostrar que vocês têm essa consciência, promova trotes solidários.

Dessa forma, não será preciso gastar muito dinheiro no trote e toda a comunidade acadêmica vai enxergar a Atlética como ela realmente é: um grupo de pessoas unidas em busca de amizades, diversão e responsabilidades sociais.

3. Realize encontros de network e festas de integração

A cultura de rivalidade entre turmas e períodos também é outra prática que não traz algum benefício e apenas segrega as pessoas. E pensando que os calouros “caem de paraquedas” num ambiente totalmente diferente do que estão acostumados é ainda mais difícil quebrar essa barreira.

Mas, por incentivar o network e as amizades, o grupo se destaca e pode conseguir novos membros. E isso não somente entre pessoas da mesma turma, mas também períodos, cursos e até mesmo faculdades diferentes. Então, na próxima festa, que tal convidar os alunos da universidade vizinha?

4. Publique as ações sociais nos campus

Quem não é visto não é lembrado, muito menos por algo bom. Somente quem faz parte da Atlética sabe que as ações sociais são muito recorrentes e se você puder comunicar isso à comunidade acadêmica não só aumentará a visibilidade como também trará atenções positivas do corpo docente, e quem sabe até parceiros, não é mesmo?

Se vocês têm grande parte das atividades voltadas para fins filantrópicos e doam parte de seu dinheiro à ONGs e outras entidades, mas não divulgam esses resultados, estão perdendo oportunidades. Por isso, de acordo com a política de publicidade do campus, fixe cartazes mostrando fotos e resultados das ações e doações e convide as pessoas a participar, mesmo que indiretamente, das próximas campanhas.

5. Torne-se referência em esportes

Uma ótima forma de gerar engajamento dos seus colegas é mostrando que são referência em diversos esportes e que apoiam essas práticas não só do portão pra dentro, mas em qualquer ambiente acadêmico.

Faça give first com turmas que desejam estruturar seus times mostrando as dificuldades que vocês enfrentam, bem como as soluções que encontraram para alguns entraves, como burocracia, dificuldades em conciliar tempo de todos, alocação de área, etc. Mostrando a realidade cria-se empatia com as pessoas, além de se transformar em referência no assunto.

6. Mostre o real valor da Atlética

Um espaço de amizades, acolhimento, diversão, esportes e atividades que valem a pena, tanto para o currículo, quanto para a vida. Este é o real valor para o aluno e apenas quando ele se der conta disso fará parte dessa comunidade. Por isso, em toda comunicação, eventos ou rodas de debates esse espírito deve se destacar e justificar todas as ações.

7. Crie um programa de Sócios para sua Atlética

O serviço prestado pelo Sócio Torcedor ajuda os universitários a gerir melhor suas finanças, além de ganhar descontos por meio de parceiros em festas e eventos. Os benefícios para quem é membro de um programa de Sócios são exclusivos e não só para festas, como também serviços, jogos, campeonatos, estabelecimentos e produtos dentro e fora das faculdades.

Mostre profissionalismo com uma gestão eficiente, fornecendo também alternativas simples para a diretoria e associados, divulgue os eventos para pessoas de fora e, de quebra, organize melhor o seu tempo.