5 passos para engajar a Diretoria da Atlética

Postado por Agatha Moreira em 18/jun/2020
thumb image

Destaques

Gestão de Atléticas

A maioria de vocês já sabem, mas é sempre bom reforçar que os nossos co-fundadores e o restante do nosso time são/foram membros da Diretoria de Atlética por muito tempo, além de vastas experiências com bateria, jogos, festas e etc.

 

Mas Ágatha, por que você está falando sobre isso? 

 

Porque assim como vocês, nós sabemos o caos que é fazer parte da AA, tem muita coisa boa? Tem! Tem muita festa? Tem! Tem muita loucura? Tem! Literalmente haha 

 

Mas nem tudo na Atlética é farra, para fazer os projetos irem para a frente e mostrar a diferença é preciso muita responsabilidade, empenho e raça! E sabemos disso, porque vivemos isso também.

 

Contudo, vamos abordar alguns passos para ajudar vocês com todo esse caos e principalmente como engajar a Diretoria para que todos estejam na mesma sintonia.

 

  • Defina o objetivo da sua Atlética
  • Funções primordiais para alcançar o objetivo
  • Defina responsáveis
  • Tirar ideias do papel
  • Motivação é o segredo

 

1- Defina o objetivo da sua Atlética

Defina e tenha certeza, da forma mais clara possível e para todos os membros, qual o objetivo da Atlética. Você já parou para se perguntar isso alguma vez? Por que seu mascote é aquele, por que a Atlética foi fundada, qual foi a história?

 

Por que faz sentido investir tempo, energia, esforço e até dinheiro por algo que você nem sabe para que foi criado? Então, se vocês não tem isso claro internamente, façam AGORA.

 

A maioria das Atléticas são focadas em fomentar o esporte, e achamos que deveria ser o principal também. Afinal, são associações Atléticas Universitárias. 

 

Mas, dentro disso, como vocês querem fomentar o esporte? De qual forma? Tirar um tempinho e às vezes marcar uma reunião para pensar nisso é muito importante.

2- Funções primordiais para alcançar o objetivo

Em cima do objetivo da Atlética, vocês tem que definir quais são as funções PRIMORDIAIS para atingi-lo. 

 

Por exemplo: já pensou em que pode ser importante focar na geração de receita para Atlética, cuidar dos Sócios e de Patrocínios, e organizar e facilitar a comunicação entre Tesoureiro, Diretor de Produtos, Eventos, Esportes e Marketing? 

 

Por que não criar um cargo de Diretor de Vendas? Ou você acha que essa comunicação está fluída e maravilhosa e a sua Atlética não precisa de mais dinheiro do que já tem no caixa atualmente?

 

Então, pense bem nas funções que são úteis no caso específico de vocês! Logo, você pensa em nome bonitinho de cargo e afins. Mas eles não significam NADA sem ter funções bem estabelecidas! 

 

3- Defina responsáveis

Considerando que você já estabeleceu as funções e definiu os responsáveis, você tem que ter pessoas certas nas funções certas, correto? 

 

O que isso significa? Uma pessoa criativa e com aptidão para desenho, provavelmente vai se dar melhor no Marketing.

 

Isso parece óbvio, mas já parou pra pensar que talvez você nunca tenha perguntado algo do gênero antes de convidar alguém para ser membro da Atlética? 

 

Você por acaso sequer se preocupou em fazer uma mini seletiva que seja? Você tem ciência de que é alguém que você vai passar muito tempo? Vai compartilhar VÁRIAS alegrias e tristezas com essa pessoa?

 

São perguntas importantes que devem ser analisadas antes de tomar qualquer decisão.

 

Sabemos que isso não é simples, mas se você não começar a pensar na Atlética como uma oportunidade GIGANTE de aprendizado, profissional e pessoal, que desenvolve inúmeras soft skills, faz com que você consiga trabalhar em equipe, te possibilita ser líder, ter autonomia, responsabilidade, etc., você nunca terá uma Atlética desempenhando bem.

 

4- Tirar ideias do papel

Com as funções estabelecidas e claras para todos os membros da Diretoria, e que sejam coerentes com seu perfil e habilidades, você tem que entender, dentro do momento atual, quem de fato pode fazer algo para contribuir e dar autonomia para essas pessoas correrem atrás.

 

Por que em pleno 2020, caos generalizado, pandemia, todo mundo com 300 mil problemas, você vai ficar “cobrando alguém por cobrar”, querendo revisar tudo que a pessoa faz, querendo que ela só faça se for do seu jeito? Considerando a falta de previsibilidade de volta às aulas presenciais, treinos e eventos, por que cobrar as mesmas coisas de seus Diretores?

 

O ser humano se adapta às situações! Inteligência e criatividade são massa nesse momento. Mas, posso te falar o que é mais importante agora? AGIR! E deixar que as pessoas façam do jeito delas!

 

No fim, não adianta você ter ideias SENSACIONAIS e não fazer nada. Então converse com todo mundo, veja o que pode ser feito de forma 100% online, adapte as funções para esse momento provisório e MANDEM BALA, cada um no seu objetivo! 

 

Planejar é ótimo, mas FAZER é melhor ainda, e te garanto que dessa reunião vai sair EXCELENTES projetos.

 

Logo, vocês vão ter que acompanhar esses projetos, ver o que deu certo, errado, fazer essa análise constantemente e melhorar sempre. Ninguém acerta tudo! Isso é impossível. E não adianta nada fazer as coisas pela metade e largar. Isso não vai surtir efeito nenhum também!

5- Motivação é o segredo

 

Beleza. Tudo muito bonito. No papel está perfeito. Tá rolando. Mas e agora? Quem me garante que a galera vai se dedicar? Como fazer a galera produzir? Se alguém conseguisse essa garantia, todas as empresas do mundo seriam mega eficientes. 

 

Mas o quinto passo é o grande segredo: tudo começa pela motivação!

 

Como Presidente, por exemplo, você já se perguntou porque você está na Atlética? Por que cada um dos Diretores fazem parte da Atlética?

 

Se você nem ao menos sabe disso, como quer convencer alguém a fazer algo? Como quer motivar um membro da Diretoria e ensiná-lo a liderar seus assessores, se você nem ao menos se conhece e os conhece direito?

 

Cada um tem sua motivação e objetivo pessoal, nem que seja ganhar off em festa, ganhar os pacotes, etc. 

 

E isso já te dá dicas sobre o que combinar com a pessoa, qual tarefa ela tem que realizar para fazer jus ao que ela quer. Assim possibilitando fazer com que as pessoas executem, façam o combinado! 

O Rômulo, nosso CEO, deixa uma dica surpresa pra vocês: “eu vi poucas Atléticas fazendo isso, mas uma forma excelente de deixar as coisas mais claras e motivar ainda mais a galera é colocar metas que conversem com os objetivos e funções de cada pessoa ou área.”

 

Por exemplo: a meta do Diretor de Esportes durante a quarentena é ter pelo menos os 10 melhores atletas da Atlética próximos e arrumar um jeito de enviar exercícios online semanais para eles.

 

A do Diretor de Produtos é vender pelo menos 30 máscaras personalizadas da Atlética, e por fim colocar uma meta individual para cada membro da Atlética fazer o seu próprio Sócio e convencer mais um amigo a fazer o mesmo! 

 

Com essas metas, vocês não só terão claro o objetivo de cada membro, como poderão calcular uma previsão e possibilidade de fluxo de caixa para a Atlética também! Bem melhor quando as possibilidades ficam mais claras, né? 

 

Para finalizar, eu vou falar uma frase brilhante e que depois que escutei passei a repetir sempre:

 

“Eu posso te ensinar QUALQUER coisa, mas é impossível eu te ensinar a se importar!”

 

É melhor ter uma conversa difícil e séria com a pessoa para entender o que está acontecendo, porque ela não está motivada e, se for o caso, não contar mais com ela é melhor do que ficar adiando o inadiável! 

 

No fim das contas, tanto a Atlética, quanto a pessoa podem estar perdendo tempo, se desgastando e sendo prejudicadas! É ruim pra todo mundo!

 

E detalhe: essas conversas vão te calejar ABSURDO para quando você tiver que ter elas no seu trabalho, no estágio, ou até em casa às vezes.

 

Então, não adianta ficar fugindo dos problemas! Encare-os de frente! Use eles como oportunidades para aprender e evoluir! 

 

É importante ressaltar que: CADA Atlética tem seu momento e estágio de maturação. Nenhuma é exatamente igual à outra. São locais, cursos, alunos, atletas, enfim, muitas coisas diferentes. 

 

Então não adianta você querer criar a Atlética hoje e amanhã querer ter uma BAITA equipe, geral engajado, alunos pirando, treinando, indo nos eventos, comprando produtos, virando sócios.

 

É possível escalar isso de forma rápida? SIM! As pessoas sempre podem aprender com erros e acertos dos outros e de certa forma evitar algumas batidas de cabeça na parede

Mas é muito difícil e ninguém faz nada sozinho. Você vai precisar seguir todos esses passos antes de ter uma gestão realmente eficiente!

 

Te garanto que você não vai conseguir engajar atletas, sócios e alunos se não seguir esses passos antes. E esse engajamento é um segundo passo, após ter a Diretoria da Atlética engajada, com clareza de suas funções e entregando resultados.

 

Se quiser saber sobre como dar esse segundo passo, de como engajar os alunos, mandem para a gente nas redes sociais da ForSócios, sigam a gente no Instagram, no YouTube e no Spotify.

 

Se você curtiu esse conteúdo, eu te DESAFIO a compartilhar com mais 3 Atléticas ou pessoas que precisem dessas dicas também! Não vai te custar nem 2 minutos e vai nos ajudar DEMAIS a alcançar e ajudar mais pessoas e Atléticas por todo Brasil!

 

Para a organização, motivação e engajamento da Diretoria, fizemos uma planilha para auxiliar você e sua Atlética.