5 dicas de sobrevivência para calouros

Postado por Agatha Moreira em 28/ago/2018
thumb image

Destaques

Eventos Universitários

Sobrevivendo na Faculdade

Não se desespere, a faculdade é um ambiente amigável. Por mais que, no começo, sejam novidades assustadoras, ao mesmo tempo, são estimulantes também. Com algumas dicas simples, tudo pode ficar mais fácil e espontâneo. Então, preste bastante atenção:

Faça parte: esteja aberto às oportunidades de participar da vida acadêmica, independente de quais sejam elas. Obviamente participar de uma atlética e jogar com a galera parece mais divertido, mas há diversas formas de ser participativo dentro da faculdade. Se você não encontrar várias com sua cara, certamente, pelo menos uma será compatível.

Não deixe para amanhã: pode parecer tentador adiar os estudos perto das provas e curtir um barzinho com os brothers, mas é também uma estratégia perigosa com altas chances de dar errado. Por isso, por mais chato que pareça, tente dividir a matéria, manter os textos em dia e ir fazendo resumos. Assim, lá na frente, sua vida vai ficar muuuuito mais fácil, e você não vai precisar abrir mão de nenhum rolê.

Nem tudo são flores: não precisa se assustar logo de cara, mas é importante mandar a real. Professores não são tão pacientes quanto no colégio nem se importam de reprovar um aluno por muito pouco, geralmente, são muuuuitos textos para ler (nem sempre você vai conseguir estar em dia), você pode ser reprovado por faltas e é fundamental respeitar datas e horários. Agora o rolê é sério, e você precisa ficar esperto para não rodar!

Vá às festas: é claro que não dá pra estar sempre em todas as festas da faculdade, mas vá em muitas. Esse é um daqueles casos em que a gente relembra que não dá pra voltar no tempo e que essa fase é única. Divirta-se com seus amigos, conheça pessoas novas e aproveite todos os momentos de socialização. É claro que tudo com uma boa dose de responsabilidade (que pode ser misturada com vodka😉).

Relacione-se: muitas das pessoas que você irá conhecer ao longo dos anos de faculdade farão parte do resto da sua vida. Além do lado emocional de conhecer pessoas com mesmos gostos e interesses, esse também é um espaço para se relacionar com futuros colegas de trabalho e estabelecer bons contatos com o mercado. É hora de conhecer gente nova!