4 dicas de como aproveitar a faculdade a favor do seu currículo

Postado por Agatha Moreira em 19/out/2018
thumb image

Sem categoria

currículo faculdade melhorar o seu currículo oportunidades oportunidades da universidade universidade
[ssba-buttons]

Estar na universidade já representa a oportunidade de complementar o seu currículo com uma graduação na área de atuação que você escolheu. Porém, apenas seguir a grade curricular do seu curso pode não ser suficiente para transformar você em um profissional qualificado e diferenciado para o mercado de trabalho.

Existem atividades e eventos que, apesar de não obrigatórios, podem complementar a sua formação. Neste post, demos 4 dicas de como aproveitar essas oportunidades e turbinar o seu currículo.

Empresa júnior

As empresas júnior dão a possibilidade de você experimentar o ambiente empresarial sem sair da faculdade. Elas são como qualquer outra empresa e possuem clientes e processos semelhantes aos que você irá encontrar no mercado. É comum que grandes e médias organizações deem preferência por candidatos que tiveram essa experiência.

Eventos acadêmicos

Semanas temáticas, fóruns, colóquios, feira de produtos. Todos esses eventos existem por um motivo: estender o conhecimento da sala de aula e conectar o espaço universitário ao mercado e/ou academia.

Participar deles é uma oportunidade de se atualizar sobre o que está acontecendo na sua área e também de conhecer pessoas e empresas que podem se interessar por você como profissional.

Projetos de Extensão Universitária

Estes projetos permitem que você leve o conhecimento adquirido na universidade para fora dela. Além de ser uma ótima oportunidade para colocar a teoria na prática, você pode também ajudar a sua comunidade ou grupos sociais específicos com o que você aprendeu na sala de aula.

Além de contribuir para a qualidade de vida de muita gente, você conhece como é o seu ambiente de atuação na prática e cresce como pessoa e profissional.

Iniciação Científica

Além da oportunidade de trabalhar com um pesquisador, a iniciação científica também permite que você use metodologias de pesquisa e aprenda a apresentar conclusões. Isso pode te ajudar nos seus trabalhos acadêmicos, incluindo o seu TCC, por exemplo.

Participar de uma iniciação científica também permite que você publique suas pesquisas em congressos, seminários ou revistas científicas. Essa é uma ótima oportunidade para quem pretender seguir na carreira acadêmica após a graduação. Já que essas publicações contam na pontuação e análise de currículo para programas de pós-graduação.

[ssba-buttons]